Seminário realizado em Belém irá discutir alternativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia

Publicado em 01/10/2019 por GS Notícias

A programação abordará temas como inovação, fomento a cadeias de valor locais, mecanismos de repasse de recursos, bioeconomia e empreendedorismo

O Seminário Parcerias do Setor Privado pela Conservação da Amazônia ocorrerá em Belém, em 7 de novembro, promovido pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). O evento contará com quatro grandes painéis, estimulados por uma palestra de abertura sobre os desafios da conservação da região e oportunidades de contribuição do setor privado. Além disso, a programação também contará com exposição de startups participantes do Programa de Aceleração da PPA, empreendimentos com modelos de negócios inovadores e soluções para o desenvolvimento sustentável da região.

PPA treinamento.jpg

Os painéis temáticos trarão diferentes atores para um diálogo sobre as contribuições do setor privado para conservação da Amazônia, apresentando iniciativas em: investimento em negócios de impacto, fomento a cadeias de valor amazônicas, mecanismos de repasse de recursos e usos socioambientais para áreas de reserva privadas. O objetivo do evento é compartilhar experiências, seus desafios e oportunidades, a partir de diferentes áreas de atuação, visando desenvolver agendas conjuntas e promover parcerias entre organizações atuantes na região.

As apresentações contarão com o apoio de mais de 30 empresas participantes da Plataforma, entre elas Agropalma, Beraca, Cargill, Hydro, Imerys, Natura, Sol Informática e Vale. Além das empresas, com atuação em relevantes segmentos produtivos nos cenários nacional e internacional, entre os membros da rede estarão presentes ainda importantes associações setoriais como ABAG, AIMEX e Simineral.

A PPA é uma plataforma do setor privado que tem a missão de fomentar a construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Composta por empresas e associações, catalisa investimentos e congrega esforços através de projetos conjuntos que promovem a conservação da biodiversidade, das florestas e dos recursos naturais amazônicos. Sua Coordenação Executiva é composta por Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), ECAM (Equipe de Conservação da Amazônia) e Instituto Peabiru, e conta com o apoio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e do CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical).

O evento ocorre em Belém (PA), no Hotel Radisson, a partir das 13h30. A programação contará com palestra de abertura de Marcello Brito, CEO da Agropalma e presidente da ABAG e mais de 15 painelistas compartilhando experiências nos quatro painéis temáticos. Com foco no empresariado atuante na região amazônica o evento é fechado para convidados. Interessados podem obter mais informações sobre participação através do endereço plataformapara@peabiru.org.br 

Outras informações sobre a Plataforma Parceiros pela Amazônia em: ppa.org.br

O elemento inovador da terceira via é propor trazer para o seio da floresta e das comunidades as modernas tecnologias que lhes propiciarão enorme poder de gerar novos conhecimentos”, Carlos Nobre, climatologista, pesquisador e cientista.